Quem o julga ainda não o conhece

Adradeca aos erros

01/02/2011 12:14

 

Se temos a capacidade de saber agir de forma sensata na maioria das vezes, é porque aprendemos de alguma forma que reagir daquele jeito é o certo.
Imaginemos uma vida sem erros: O que seria certo? Tudo! O que nos faria ter vontade de inovar, arriscar? Nada! Sem os erros, não existiriam os acertos.
Desde crianças, quando insistíamos em por nossos dedos na tomada, arquivamos alguns pontos 'guias' que nos fazem seguir um modelo seguro de viver. Se aprendemos que ser educados é   uma forma de viver em harmonia, certamente já presenciamos momentos desagradáveis causados pela falta de educação de outrem.
Cometer erros é uma forma do ser humano amadurecer, uma forma de aprender nossas fraquezas, aprender a sociedade. Cometer erros é um PRIVILÉGIO.
Quase sempre, ao cometer erros, mentalizamos o que deveria ser feito, e é isso que nos dá a oportunidade de acertar da próxima vez, é o que nos faz aprender a viver em comunidade.
Cada erro cometido, é uma experiência absorvida.
Não fique triste com seus erros. Por mais que lhe causem danos, por mais que prejudiquem alguma tarefa, ou uma relação. Não guarde rancores em sua mente. Lembre-se que se já foi feito , não dá pra voltar atrás. Mas dá pra refletir sobre ele, analisar o contexto em que houve a falha, analisar todos os lados envolvidos, e de forma racional, oferecer um reparo para aquilo. Mas.. E se não houver reparo?
SEMPRE há reparos - ao menos que você se aprisione no cárcere do conformismo. 
Seja um humano e agradeça aos erros que lhe permitem crescer. Não seja uma máquina que comete erros e, sem a oportunidade de refletir e aprender com eles, os cometem novamente.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.